quinta-feira, 9 de setembro de 2010

HEMATOSE


Nos alvéolos pulmonares ocorre o fenômeno-chave da respiração: a hematose. Nesse processo, gás oxigênio presente no ar dos alvéolos difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina. Cada molécula de hemoglobina é formada por quatro cadeias polipeptídicas, isto é, por quatro seqüência de aminoácidos, cada uma combina a um grupo químico que contem ferro, chamado de grupo heme. Geralmente, quatro moléculas de hemoglobina. Formando um complexo quimicamente instável denominado de oxiemoglobina (HbO2). Nessa forma combinada, o gás oxigênio viaja pelo corpo, chegando aos capilares sanguíneos de todos os tecidos.
Estima-se que haja cerca de 250 milhões de moléculas de hemoglobina em cada hemácia; portanto, cada uma dessas células transposta nada menos que 1 bilhão de moléculas de gás oxigênio. Nos tecidos, o gás oxigênio dissocia-se da oxiemoglobina e difunde-se  no fluido que banha as células. Esta absorvem gás oxigênio e utilizam no processo de respiração célula, que ocorre na interior das mitocôndrias.
As moléculas de gás carbônico originadas na respiração celular difundem-se pra o liquido que banha os tecidos e são absorvidas pelos capilares. Cerca de 5% a 7% do gás carbônico permanece dissolvido no plasma sangüíneo. Outros 23% associam-se a grupos amina da própria hemoglobina, formando carboemoglobina. A maior parte do gás carbônico reage com água no interior das hemácias e forma acido carbônico (H2CO3), que rapidamente se dissocia em íons H+ e íons bicarbonato (HCO3-). Essa reação é catalisada pela enzima anidrase carbônica. Os íons H+ associam-se a moléculas de hemoglobina. Os íons HCO3- saem das hemácias e vão para controlar o grau de acidez do sangue. Essa reação está representada a seguir:
 CO2 + H2O → H2CO3 → H+ + HCO3-
Gás carbônico + água → ácido carbônico → íon hidrogênio + íon bicarbonato
Ao passar pelos capilares dos alvéolos pulmonares, os íons bicarbonato do plasma novamente entram nas hemácias e se reassociam aos íons H+. Nessa reação, forma-se novamente ácido carbônico que, em seguida, transforma-se em água e gás carbônico. Este difunde-se para o ar alveolar, sendo eliminado na expiração.
Resumindo o mecanismo de transporte de gases pelo sangue, pode-se dizer que a totalidade do gás oxigênio é transportada no interior das hemácias, na forma de oxiemoglobina. Quanto ao gás carbônico, a maior parte é transportada dissolvida no plasma, na forma de íons HCO3-.

Nenhum comentário:

Postar um comentário