quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Bronquite
É a inflamação das vias respiratórias que levam o ar aos pulmões. É causada por agentes infecciosos (vírus ou bactérias) ou por agentes poluentes do ar. Geralmente ocorre concomitantemente à gripe, sinusite e pode durar até 3 semanas
Tratamento
Broncodilatadores e antibióticos
Tuberculose
É uma infecção causada pela bactéria "Mycobacterium Tuberculosis". A forma mais comum é a que ataca os pulmões, mas pode atingir outras áreas do corpo como cérebro, aparelho digestivo, aparelho genital, urinário, ossos e articulações. Muito freqüente na primeira metade do século por falta de higiene e, mais tarde, quase erradicada, a tuberculose reapareceu de forma intensa, como infecção oportunista, no organismo de aidéticos.
Prevenção
Vacina BCG em crianças recém-nascidas
Enfisema
É comumente chamado de "doença do cigarro", mas pode ser provocado, também, por exposição a agentes tóxicos no local de trabalho. É caracterizado pela destruição dos alvéolos dos pulmões, que perdem sua elasticidade e sua capacidade de oxigenação. O enfisema, que, muitas vezes, é acompanhado de bronquite crônica, não tem cura. A prevenção é a única forma de evitar a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário